Prévia do The Ultimate Fighter Live Finale

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pôster do The Ultimate Fighter Live Finale

Nesta sexta, o Palms Casino Resort em Paradise, Nevada, nos Estados Unidos recebe a final do The Ultimate Fighter Live Finale (também conhecido como: The Ultimate Fighter 15 Finale). O evento contará com dois brasileiros em ação e ainda um possível title shot na luta principal da noite. O canal Combate anuncia a transmissão a partir das 18:45.

John Albert                   Erik Perez

O primeiro duelo da noite acontece entre o americano John Albert e o mexicano Erik Perez em duelo pelos galos. Albert foi revelado na boa geração do TUF 14, foi derrotado nas quartas-de-final para o campeão John Dodson. Em sua estreia no UFC não tomou conhecimento de Dustin Pague e o nocauteou com pouco mais de um minuto. Em seu último combate fez um duelo interessante contra Ivan Menjivar, mas acabou sendo finalizado por um mata-leão. É um atleta agressivo em pé, mas no solo tem deficiências. Tem 7-2 no cartel. Perez é um atleta que tem como maior conquista, cinco vitórias nos eventos BAMMMA e no Shark Fights, onde se mostrou bom no solo, com jogos de quedas interessantes e ofensivo no solo. Tem 10-4 no cartel e estará estreando no UFC. Os dois lutadores tem como costume de proporcionar bons combates ao público. A luta terá John Albert tentando se manter em pé e usar seus punhos para buscar um nocaute e manter distância. Já Perez terá que tentar derrubar e ficar por cima no solo para tentar uma finalização ou uma vitória por pontos. Aposta: John Albert por decisão.

Jeremy Larsen                             Joe Proctor

O segundo duelo da noite traz o primeiro combate dos eliminados no TUF. Os americanos Jeremy Larsen e Joe Proctor fazem este combate. Larsen foi a primeira vítima do finalista Chiesa no programa, Chiesa derrubou e colocou suas armadilhas para cima de Larsen que não conseguiu sair e perdeu na decisão. Tem 8-2 no cartel. Proctor começou mostrando versatilidade e também uma mescla de muay thai e wrestling para finalizar Tickle, mas na sequência perdeu para James Vick. Tem 7-1 no cartel. Larsen terá que tentar se manter em pé se quiser sair com a vitória, mas como Proctor é mais eficiente nas quedas e deve utilizar este jogo para sair com o triunfo. Aposta: Joe Proctor por finalização.

Cristiano Marcello                     Sam Sicilia

Outros eliminados na temporada do TUF que farão mais um duelo da noite será o brasileiro Cristiano Marcello e o americano Sam Sicilia. Cristiano Marcello definitivamente não convenceu ninguém no UFC, o único brasileiro entre os participantes do TUF Live foi nocauteado nas oitavas-de-final onde mostrou uma trocação muito fraca. Tem 12-3 no cartel. Sicilia chegou ao TUF depois de nocautear três adversários em menos de 30 segundos, sua classificação na casa foi conquistada com um nocaute em apenas 8 segundos. Logo depois, perdeu para Chris Saunders nas oitavas-de-final em um combate duro e uma decisão dividida. Tem 10-1. A luta não favorece nada ao brasileiro, se não melhorou sua trocação é bem provável que caia nocauteado no octógono. Aposta: Sam Sicilia por nocaute.

Myles Jury                  Chris Saunders

Os americanos Myles Jury e Chris Saunders fazem mais um duelo pelos eliminados. Jury chegou ao TUF como um dos favoritos para ir ao final no começo do programa, mas acabou eliminado logo nas oitavas em um ótimo combate contra Iaquinta, finalista da temporada. Está invicto com nove vitórias em nove lutas. Saunders foi o último escolhido a entrar no programa e surpreendeu Sicilia numa decisão dividida e controversa na estreia, mas nas quartas-de-final caiu diante de Vinc Pichel em decisão majoritária. Tem 9-2 no cartel. Jury irá querer mostrar que podia ter ido mais longe e deve começar com tudo, Saunders terá que controlar esse ímpeto de Jury para tentar sair com a vitória. Aposta: Myles Jury por nocaute.

Daron Cruickshank                        Chris Tickle

A última luta do card preliminar acontecerá entre os americanos Daron Cruickshank e Chris Tickle em duelo de mais dois eliminados. Cruickshank era um dos favoritos quanto entrou no programa, mas jogou fora sua classificação, depois de mostrar muita marra foi nocauteado violentamente por uma joelhada de James Vick no primeiro round e caiu nas oitavas-de-final. Tem 10-2 no cartel. Tickle não foi diferente do seu rival de hoje a noite, também na mesma fase foi finalizado por Joe Proctor no primeiro round. Tem 7-4 no cartel. Cruickshank deve esquecer a derrota ridícula e levar a luta com mais seriedade. Tickle é nocauteador e aguentará as pancadas de Daron. Aposta: Daron Cruickshank por nocaute.

Justin Lawrence                          John Cofer

A primeira luta do card principal traz os últimos eliminados que lutarão nesta noite. Justin Lawrence e John Cofer fazem mais um combate dos leves. Lawrence foi responsável por eliminar o brasileiro na estreia, depois de já ter massacrado James Krause na eliminatória, nas quartas-de-final acabou sendo anulado pelo grappling de Chiesa e foi eliminado. Tem 3-0 no cartel. Cofer estreou fazendo uma luta bastante agressiva contra Pichel, mas acabou sendo finalizado por um katagatame no último round da luta nas oitavas-de-final. Tem 7-1 no cartel. Lawrence é maior lutador, tem qualidade e maior poder de nocaute, mas a experiência e valentia de Cofer podem causar um outro resultado no combate. Aposta: John Cofer na decisão.

Max Holloway                        Pat Schilling

Os penas americanos Max Holloway e Pat Schilling entram no octógono pouco depois. Holloway vinha invicto com quatro vitórias em quatro lutas, com prestígio foi chamado para estrear no UFC logo contra um top da categoria Dustin Poirier. Então fez um duelo duro contra Poirier, mas foi finalizado com menos de quatro minutos de combate. Sabe fazer ótimas combinações de chutes, joelhadas e cotoveladas além de ter ótimo condicionamento físico. Tem 4-1 no cartel. Schilling teve um caminho parecido de seu rival de hoje a noite após cinco vitórias seguidas estreou no UFC contra Daniel Pineda e foi atropelado, sendo finalizado com menos de dois minutos. Nenhuma de suas lutas foram para a decisão dos árbitros. É um wrestler de bom nível, sabe derrubar e trabalhar bem o ground and pound. Tem 5-1 no cartel. Holloway irá tentar manter a luta em pé, utilizando suas combinações para manter Schilling afastado. Schilling terá que tentar derrubar e explorar a fraqueza do seu rival de hoje a noite, buscando alguma saída no solo para sair com uma vitória. Aposta: Pat Schilling na decisão.

Jonathan Brookins              Charles Oliveira

A terceira luta do card principal terá o americano Jonathan Brookins enfrentando o brasileiro Charles "Do Bronx's" Oliveira em duelo pelos penas. Brookins já teve passagens pelo WEC e Bellator até chegar no UFC, participante do TUF 12, surpreendeu a todos após derrotar Michael Johnson na final do programa. Sofreu com algumas contusões e lutas canceladas, então abaixou de categoria sem sequer lutar como peso leve. Foi dominado por Erik Koch e se recuperou nocauteando o brasileiro Vagner Ceará. Faixa roxa de jiu-jitsu, o americano mostrou inteligência em colocar seu ritmo de jogo e eficiência no wrestling, tanto para ganhar de Johnson quanto para dominar Koch no clinch, mas em ambas situações sofreu na trocação. Contra o fraco Vagner, soube aproveitar uma falha grotesca do brasileiro para nocauteá-lo rapidamente. É alto e tem uma envergadura enorme para a categoria. Tem 13-4 no cartel. Charles estreou no UFC com brilhantes finalizações sobre Darren Elkins e Efrain Escudero foi colocado então como sensação dos pesos leves. Mas as duras derrotas no primeiro round para Jim Miller e Donald Cerrone mostraram que faltava experiência e porte físico. Do Bronx's abaixou de categoria e estreou na nova categoria com uma linda chave de panturrilha sobre Eric Wisely. Charles desenvolveu uma técnica agressiva e versátil no muay thai. É rápido e não tem medo de arriscar golpes. No chão, o faixa preta é capaz de encaixar uma finalização em posições que o adversário nem imagina estar em perigo. É muito alto para a categoria. Apenas uma de suas lutas foram para a decisão dos juízes. Tem 15-2,1NC. O americano deve colocar alguma armadilha para o brasileiro, aproveitando sua maior envergadura para dominar a distância e minando o brasileiro com cotoveladas e trabalhando o ground and pound. Por oturo lado, Do Bronx's pode ser aproveitar do maior talento na trocação e movimentação para manter o duelo em pé. Aposta: Charles "Do Bronx's" Oliveira na decisão.

Mike Chiesa                                 Al Iaquinta

O co-main event terá a final do torneio dos leves do TUF: Live entre os americanos Mike Chiesa e Al Iaquinta. Chiesa tem a aparência do Roy Nelson magro, jogo parecido com o de Jon Fitch (conhecido por fazer lutas sem graças). Chiesa pode parecer o anti-marketing do MMA em pessoa, mas é um lutador bastante perigoso. Mesmo não sendo um dos favoritos a chegar nessa final, com o passar da temporada, mostrou que tinha condições de estar na decisão. Estreou contra Jeremy Larsen e usou clinches e quedas para vencer por decisão unânime. Nas quartas-de-final enfrentou o jovem nocauteador Justin Lawrence, e aplicou ótimas coloveladas até vencer no ground and pound no primeiro minuto do terceiro round. Nas semifinais, contra James Vick, não teve vantagem na altura e envergadura, tendo mais problemas do que em outras suas lutas, mas conseguiu mais um nocaute no ground and pound. Logo no começo do programa, recebeu a notícia que seu pai faleceu, depois de visitar a família, decidiu voltar ao TUF para lutar pelo contrato. Tem uma trocação desengonçada, mas compensa pelo domínio do wrestling e ótima postura no chão, além de ter enorme força de vontade. Está invicto com sete vitórias em sete lutas. Iaquinta era considerado como um dos favoritos e fez valer este posto. Mesmo com um físico inferior, Iaquinta traçou um sólido caminho até a decisão. Na estreia, enfrentou um dos adversários mais perigos da edição, em um combate apertado contra Myles Jury, mostrou uma amostra de seu poder ofensivo. Nas quartas, enfrentou o companheiro de equipe Andy Ogle e nocauteou violentamente nos últimos segundos do primeiro round. Na semifinal, enfrentou Vinc Pichel, em uma bela luta, Iaquinta mostrou sua versatilidade para sair como uma decisão unânime. Iaquinta sabe lutar bem no clinch, usar bem as quedas, mas sua estratégia principal é usar o muay thai. Tem 5-1-1 no cartel. Chiesa certamente irá buscar o clinch e as quedas, porém, a base de wrestling e sumô fazem com que Iaquinta mantenha a luta onde lhe será mais favorável. Como Iaquinta lutou nas últimas três sextas seguidas, Mike pode se aproveitar de um possível cansaço de seu rival. O vencedor do combate ganha um contrato de seis dígitos com o UFC. Aposta: Mike Chiesa na decisão.

Jake Ellenberger           Martin Kampmann

A luta principal da noite terá o americano Jake Ellenberger e o dinamarquês Martin Kampmann em um possível title shot dos meio-médios. Ellenberger estreou no UFC perdendo para o atual campeão interino da categoria Carlos Condit, o americano postou-se como um dos primeiros da fila dos candidatos a desafiante com uma sequência de seis vitórias, seu último combate foi uma verdadeira guerra contra Diego Sanchez, apenas este e Carlos Eduardo levaram a luta para a decisão dos juízes, todos os outros foram nocauteados, inclusive o ex-desafiante Jake Shields. O wrestler universitário evoluiu na trocação, onde mostra ter punhos fortes e enorme poder de nocaute. O faixa roxa de jiu-jitsu é conhecido pela enorme disposição nas lutas e pela busca incessante pelo nocaute. Tem 27-5 no cartel e está invicto a seis lutas. Kampmann decidiu competir como meio-médio, em 2008, o dinamarquês venceu 6 combates e perdeu 3. Foi derrotado para Jake Shildes e Diego Sanchez em duelos controversos. Em compensação, venceu concorrência do porte de Thiago Pitbull, Paulo Thiago, Rick Story e também o campeão interino da categoria Carlos Condit. Tem uma técnica refinada na trocação e vem mostrando evolução no grappling. Faz excelente uso da altura e envergadura para aplicar golpes certeiros, além de se defender bem de quedas. Tem 19-5 e vem de uma vitória contra Thiago Pitbull onde conseguiu uma virada após perder os dois primeiros rounds e finalizar a luta no terceiro assalto do combate. Teoricamente este duelo vale o posto de desafiante contra o vencedor da unificação dos cinturões entre Condit e Georges St-Pierre. O problema é que o presidente Dana White diz isso para todos e Johny Hendricks já está na fila também. Há a possibilidade do vencedor enfrentar Henricks em um tile shot e quem vencesse enfrentaria o campeão entre Condit e Georges St-Pierre. O duelo tem tudo para ser até o melhor da noite. A fúria de Ellenberger na trocação deve render alguns pontos a Kampmann, por ser mais inteligente, técnico e calmo. Por outro lado, o americo pode buscar o clinch, trabalhar o ground and pound e ir minando seu adversário. Aposta: Jake Ellenberger na decisão.


Escrito por Fábio Sampaio, exclusivo para o Brazuka Sports, por favor respeite os créditos!!!

0 comentários:

Postar um comentário