O UFC retorna neste sábado para um evento que promete ser histórico, o UFC 146. O MGM Grand Garden Arena, localizado em Las Vegas, Nevada nos Estados Unidos receberá o evento. Com cinco brasileiros no card e pela primeira vez na história um card principal completo de pesos pesados. Além de tudo isso, o brasileiro Cigano coloca em jogo seu cinturão dos pesados pela primeira vez. O canal Combate anuncia a transmissão a partir das 19:45. A Globo transmite a luta do Cigano ao vivo.
![]() ![]() |
Mike Brown Daniel Piñeda |
A primeira luta do card preliminar reúne os penas americanos Mike Brown e Daniel Piñeda. Brown é um veterano que já teve seus melhores momentos. Acabou com o reinado de Urijah Faber no extindo WEC por duas vezes, mas após perder o cinturão para José Aldo, sua carreira caiu. Perdeu três das últimas cinco lutas e não mostra mais ser um wrestler forte, explosivo e com punhos pesados. Seus combates vem mostrando mais sua apatia e passividade dentro do octógono. Com 36 anos e na fase atual, dificilmente terá alguma chance de disputar o cinturão e voltar ao topo da divisão. Tem 25-8 no cartel e vem de vitória contra Nam Phan no UFC 133. Piñeda é da nova geração dos penas, lutador agressivo no solo e trabalha com muita técnica tanto no chão quanto em pé. Apenas uma de suas lutas foi para a decisão dos jurados. O lutador é garantia para o público de boa luta. Vem de sete vitórias seguidas e se manter a boa fase pode crescer dentro da organização. Tem 17-7 no cartel e conta com 11 vitórias por finalização e seis por nocaute. Será uma boa luta para começar o evento, Piñeda perde na parte física, mas tem maior velocidade, é versátil e inteligente. Como os dois são bons tanto em pé quanto no solo, aquele que conseguir manter o controle da luta sairá vencedor. Aposta: Daniel Piñeda por finalização.
![]() ![]() |
Kyle Kingsbury Glover Teixeira |
O segundo duelo da noite será entre o americano Kyle Kingsbury contra o brasileiro Glover Teixeira. Kingsbury foi revelado no TUF 8, não fez sucesso no programa e depois de três derrotas, o UFC resolveu dar uma última chance e não decepcionou, emplacou quatro vitórias seguidas com direito a duas lutas da noite. É alto, forte e raçudo, tem um kickboxing ofensivo e um queixo forte. Tem 11-3,1NC no cartel e vem de derrota contra Stephan Bonnar no UFC 139. Glover Teixeira é uma das principais promessas nacionais atualmente, vem de quinze vitórias seguidas e não sabe o que é perder há seis anos. É campeão brasileiro de luta olímpica, tem um grappling afiado, bom no boxe e kickboxing e tem mãos muito pesadas. Tem 17-2 no cartel e vem de vitória contra o ex-UFC Ricco Rodriguez no MMAAD, estará estreando no UFC. A luta será complicada para o brasileiro, o americano deverá fazer o mesmo jogo que fez na vitória contra o outro brasileiro Fabio Maldonado, já Glover tentará partir para cima sem dar brechas e tentar encaixar suas mãos pesadas. Aposta: Glover Teixeira na decisão.
![]() ![]() |
Jacob Volkmann Paul Sass |
O americano Jacob Volkmann e o inglês Paul Sass fazem o duelo pelos leves pouco depois no octógono. Volkmann foi um wrestler muito premiado na época de universiade. Depois de nove vitórias seguidas no MMA, chamou a atenção do UFC, mas como meio-médio foi derrotado com facilidade para Paulo Thiago e Martin Kampmann. Então resolveu descer de categoria, como peso leve se encontrou e emendou cinco vitórias seguidas. Sabe quedar bem, tem controle no solo e ground and pound fortíssimo. Mesmo um pouco longe dos tops da categoria, vem crescendo em cada luta e pode começar a bagunçar mais um pouco nessa forte categoria. Tem 14-2 no cartel e vem de vitória sobre Efrain Escudero no UFC 141. Sass é um mestre no triângulo, oito de suas vitórias foram através do famoso estrangulamento. Especialista em luta livre e jiu-jitsu tem um jogo de solo ofensivo, inclusive quando está na defesa. Está invicto com 12 vitórias em 12 lutas. Volkmann é especialista em quedar, não dar brechas e ficar por cima trabalhando o ground and pound, porém, Sass também sabe se defender bem quando está por baixo, e sabe atacar bem no solo, aproveitando o menor espaço. Provavelmente teremos um duelo totalmente no solo, até porque ambos na trocação tem suas deficiências, nenhum conseguiu uma vitória por nocaute. Aposta: Paul Sass por finalização.
![]() ![]() |
Dan Hardy Duane Ludwig |
A quarta luta da noite será entre o inglês Dan Hardy e o americano Duane Ludwig. Hardy estreou no UFC com quatro vitórias seguidas, mas logo mostrou que não é tão bom quanto se esperava, foi colocado como desafiante do cinturão de Georges St-Pierre e foi atropelado pelo canadense. No entanto, as quatro derrotas consecutivas atual, não mostra que o inglês é ruim. Mesmo em péssima fase, é perigoso na trocação, que utiliza taekwondo e kung fu, e vem melhorando seu jogo de solo. Tem 23-10,1NC no cartel. Ludwig é um dos melhores trocadores em atividade atualmente. Já venceu etapa no K-1, campeão de muay thai e possui o recorde do nocaute mais rápido da história do UFC, com apenas quatro segundos nocauteou Jonathan Goulet. Seu jogo fica nisso, quando a luta não fica na trocação, sofre perigos durante o combate. Tem 21-12 no cartel e vem de derrota para Josh Neer no UFC On FX 1. Hardy apesar de ser bom na trocação é inferior de seu rival, mesmo não sendo ótimo no solo deve usar seu jiu-jitsu para controlar o adversário e buscar alguma finalização. Já Ludwig tentará se manter em pé e usar seu ótimo jogo na trocação. Aposta: Dan Hardy na decisão.
![]() ![]() |
Jason Miller C.B. Dollaway |
Os médios americanos Jason Miller e C.B. Dollaway são os próximos a entrar no octógono. Miller é um legítimo fanfarrão, desde as cores que pinta seu cabelo até as confusões em que se intromete, independente disso, o lutador é muito querido nos Estados Unidos e tem um programa veiculado na MTV. Ótimo no solo, mostrou preparo físico muito ruim em sua última luta. Deficiente na trocação, tanto para atacar ou se defender. Tem 27-8,1NC no cartel e vem de derrota para Michael Bisping no TUF 14 Finale. Dollaway foi um ótimo wrestler na universidade, ao entrar no MMA, adicionou uma faixa azul de jiu-jitsu ao seu jogo. Tem mãos pesadas e melhorou sua trocação com os treinos de boxe. Nunca conseguiu alavancar sua carreira, pois perdeu para todos com um mínimo nível decente. Tem 11-4 no cartel e vem de derrota para Jared Hamman no UFC Live 5. Dollaway deve manter a luta em pé e aproveitar da trocação ruim de Miller. Por outro lado, Miller irá tentar derrubar e colocar seu jiu-jitsu no solo para buscar uma finalização. Aposta: Jason Miller na decisão.
![]() ![]() |
Edson Barboza Jamie Varner |
O brasileiro Edson Barboza e o americano Jamie Varner fazem o duelo pelos leves. Edson Barboza é provavelmente o lutador com a trocação mais técnica da categoria. Com sólida carreira no muay thai migrou para o MMA e iniciou uma carreira perfeita. Todas suas lutas no UFC terminaram seja como luta da noite ou nocaute da noite. Sua consagração veio contra Terry Etim no UFC 142 com um nocaute impressionante e sensacional vindo de um belo chute rodado. É dono de combinações eficientes, tem boa defesa de quedas e sabe escapar bem quando é derrubado. Está invicto com 10 vitórias em 10 lutas. Seu adversário seria Evan Dunham, mas este se machucou e deu a vaga para o ex-campeão dos leves do WEC, Jamie Varner. Varner tornou-se campeão do extinto WEC ao nocautear Rob McCullough, defendeu o cinturão por duas vezes até perder para o Ben Henderson (atual campeão dos leves no UFC). Aguenta pancada, nunca foi nocauteado em sua carreira e tem ótimo preparo físico. Tem 19-6-1,2NC e estará reestreando no UFC. O brasileiro com certeza irá utilizar seus chutes para manter a distância e buscando um nocaute com suas combinações poderosas. Já Varner irá tentar encurtar e derrubar o brasileiro, segurando a luta no solo. Aposta: Edson Barboza por nocaute.
![]() ![]() |
Diego Brandão Darren Elkins |
A última luta do card preliminar será entre o brasileiro Diego Brandão e o americano Darren Elkins. Diego foi relevado na talentosa edição do TUF 14, e foi lá que começou a fazer sucesso, nocauteou todos no primeiro round, misturando joelhadas, cruzados, ground and pound, chutes, uppers e todos outros golpes poderosos de seu vasto repertório. Depois de derrotar lutadores interessantes foi para a final do programa contra Dennis Bermudez e foi um verdadeiro show, dois lutadores que não tiveram medo de sair na mão, viradas, knockdowns e o espetáculo terminou com uma belíssima chave de braço do brasileiro. O "Ceará" tem um repertório grande, tanto em pé quanto no solo. Muitas vezes deixa brechas que podem ser decisivas. Tem 14-7 e vem de quatro vitórias seguidas. Elkins começou como peso leve e depois de vencer dez de onze lutas, foi chamado ao UFC. Estreou com uma vitória sobre Duane, após este se lesionar durante o combate. Logo depois, o brasileiro Charles Oliveira o finalizou com apenas quarenta segundos, então foi colocado dúvidas em cima do americano se ele realmente tinha esta qualidade toda. O lutador então abaixou de categoria e sendo zebra contra seus adversários, conseguiu boas vitórias. É um wrestling competente e sabe dominar bem seus adversários no solo. Tem 13-2 e vem de uma surpreendente vitória contra Zhang Tiequan no UFC 136. Elkins tentará usar a mesma forma que usou para vencer seus últimos dois rivais, derrubar e ficar controlando, mas Diego Brandão sabe se defender bem no solo e também atacar, em pé poderá utilizar todas suas combinações. Aposta: Diego Brandão por nocaute.
![]() ![]() |
Stefan Struve Lavar Johnson |
O card principal totalmente de pesados começa com a luta do holandês Stefan Struve contra o americano Lavar Johnson. Struve é o mais alto lutador do UFC, tem 2,11m. Estreou no UFC contra o Cigano com apenas 20 anos e foi brutalmente nocauteado. Pouco depois enfrentou o casca grossa Roy Nelson e também foi nocauteado, depois desse revés, venceu quatro das últimas cinco lutas. É jovem e ainda está desenvolvimento. Está aprendendo a utilizar melhor sua altura e envergadura, está ficando mais forte. É faixa roxa de jiu-jitsu e esta é a sua principal arma. Vem melhorando na trocação que é sua principal deficiência. Sabe reagir bem em momentos ruins durante o combate. Tem 23-5 no cartel e vem de vitória sobre Dave Herman no UFC On Fuel TV 1. Seu adversário seria Mark Hunt, mas este se machucou, Lavar Johnson foi chamado as pressas para esse combate com apenas uma semana de preparação e lutando há três semanas atrás. Johnson teve uma carreira tosca no Strikeforce, foi levado ao UFC e curiosamente saiu com dois nocautes da noite e duas vitórias. É limitado, mas muito forte, sabe disparar combinações de socos muito rápidas e violentas, todos seus adversários foram pra vala com o poder de seus uppercuts. Mas sua estratégia fica nisso, seu jogo no chão é completamente nulo. Suas lutas nunca foram para a decisão dos árbitros e apenas uma chegou ao terceiro round. Tem 17-5 e vem de vitória contra Pat Barry no UFC On Fox 3. Struve terá que mostrar que sabe suportar o castigo, se não souber fazer seu jogo, provavelmente cairá no chão ainda no primeiro round. A seu favor, Johnson lutou recentemente e pode não está em sua melhor parte física e seu gás acabar mais cedo. Se conseguir segurar o americano, Struve poderá controlar no chão e buscar uma finalização. Aposta: Lavar Johnson por nocaute.
![]() ![]() |
Stipe Miocic Shane del Rosario |
Pouco depois os americanos Stipe Miocic e Shane del Rosario se enfrentam no octógono. Miocic estreou no UFC com prestígio, mas fez uma das piores lutas do ano passado ao vencer o fraco Joey Beltran na decisão. Na luta seguinte, recuperou o prestígio e mandou Phil de Fries ao chão com menos de um minuto. Tem seu jogo baseado no wrestling com boxe, sabe quedar bem os oponentes e também se defende bem destas investidas. Tem punhos fortes e rápidos, tirando a vitória contra Beltran todas suas vitórias foram por nocaute. Divide a carreira de lutador com a profissão de bombeiro nos Estados Unidos. Está invicto com oito vitórias em oito lutas. Del Rosario foi chamado ao UFC após três lutas no Strikeforce. Já foi apontado como a principal revelação dos pesados. Já foi campeão mundial de muay thai, trabalhando na equipe de Brock Lesnar melhorou seu jogo de quedas e finalizações. Iria lutar com Daniel Cormier, em um interessante duelo das maiores revelações da categoria, ainda no Strikeforce, mas teve que desistir para tratar de uma hérnia que o deixou fora de combate desde fevereiro do ano passado. Apenas uma de suas lutas passaram do primeiro round. Está invicto com 11 vitórias em 11 lutas. A luta poderia ser a mais equilibrada do card principal, mas como Del Rosario está há muito tempo inativo, Miocic leva uma certa vantagem. Del Rosario terá que utilizar seus chutes para diminuir a força de Miocic, este por sua vez, irá se movimentar esperando uma brecha para nocautear seu rival. Aposta: Stipe Miocic por nocaute.
![]() ![]() |
Roy Nelson Dave Herman |
O terceiro duelo do card principal será entre os americanos Roy Nelson e Dave Herman. Nelson chegou ao UFC pelo TUF, mas já tinha algum reconhecimento. Mesmo contra a vontade do presidente Dana White que não dava crédito a ele, Roy Nelson mandou Brendan Schaub e Stefan Struve com dois nocautes espetaculares e mostrou que merecia respeito. O "Big Country" (no Brasil é carinhosamente chamado de "Tiozão do Churrasco") tem uma aparência nada agradável, cabelos e barbas desengonçados e a maior pança do UFC. Mas não se engane pela aparência, Nelson é faixa preta de jiu-jitsu, tem punhos pesados e sabe absorver como ninguém o castigo e permanecer de pé. Tem 16-7 e vem de derrota para o brasileiro Fabricio Werdum no UFC 143. Herman é um atleta inconstante depois de nocautear Jon-Olav Einemo, foi nocauteado contra Stefan Struve em um duelo em que ele se cansou no segundo round. Talentoso e enorme, Herman pode ser considerado inconstante devido a sua vida desregrada, sem muito comprometimento com os treinamentos. Depois de levar uma chamada da equipe começou a se dedicar somente aos treinos. Wrestler de origem, vem treinando muay thai para fechar as brechas e explorar a ofensividade e sua força física. Sabe se defender bem quando está no solo, tem uma defesa ruim em pé e tem o costume de se cansar rápido durante os combates. Apenas dois de seus combates foram para o terceiro round. Tem 21-3 no cartel. Dave curte uma pancadaria, mas como tem falhas defensivas, Nelson pode aproveitar e encaixar seus golpes fortes. Herman terá sua oportunidade de aproveitar no primeiro round, caso contrário, irá se cansar e "Big Country" com certeza vai aproveitar. Aposta: Roy Nelson por nocaute.
![]() ![]() |
Cain Velasquez Antonio Silva |
O co-main event da noite será entre o americano Cain Velasquez e o brasileiro Antonio "Pezão" Silva. Velasquez coroou sua trajetória no UFC quando passou por cima de Brock Lesnar e garantiu o cinturão dos pesados, mas rompeu os ligamentos do ombro, ficou parado por um ano e visivelmente fora de forma e de ritmo, foi nocauteado por Cigano e perdeu o cinturão e a invencibilidade. Apesar da derrota, Velasquez ainda é um dos melhores pesos pesados do mundo. Cain tem no wrestling sua principal virtude, também desenvolveu habilidades excelentes na trocação. Tem um queixo de aço e um ótimo preparo físico, é capaz de imprimir um ritmo intenso durante todo o combate. Apenas uma luta sua foi para a decisão dos árbitros. Tem 9-1 no cartel. Pezão chega ao UFC com status, depois de dar a maior surra da vida da lenda Fedor Emelianenko na estreia do torneio dos pesados no Strikeforce. Mas em sua luta seguinte foi nocauteado implacavelmente por Daniel Cormier. Pezão tem acromegalia, tem mãos enormes assim como a cabeça. Tem ótimo porte físico, é faixa preta de jiu-jitsu, judô e karatê. Tem 16-3 no cartel e estará estreando no UFC. Pezão estrearia contra Roy Nelson, mas com a retirada de Overeem na luta principal foi chamado para o lugar contra o ex-campeão. Pezão tem em sua estratégia única, quedar Cain e ficar por cima, mas Velasquez tem uma defesa de quedas que deve ser improvável essa situação. Aposta: Cain Velasquez por nocaute.
![]() ![]() |
Junior dos Santos Frank Mir |
A luta principal da noite terá a primeira defesa de cinturão dos pesados, entre Junior "Cigano" dos Santos, atual campeão, e Frank Mir. Cigano estreou no UFC nocauteando Fabricio Werdum. Desde então vive ótima fase, então foi nocauteando e surrando seus adversários até o dia da glória da quando precisou de 64 segundos para bater o campeão Cain Velasquez e conquistar o cinturão. É uma máquina de nocautear e é muito rápido para a categoria. Sabe se defender bem de quedas e consegue impor seu ritmo intenso durante as lutas. Apenas Roy Nelson e Shane Carwin sobreviveram todos os rounds, mas não antes de serem atropelados por Cigano. Tem 14-1 no cartel. Mir sofreu para chegar ao posto de desafiante. Mesmo com quatro vitórias em cinco lutas, o ex-campeão não se apresentava bem. Conseguiu finalizar Minotauro em um errro do brasileiro. Antes, venceu Nelson e Mirko Cro Cop em lutas péssimas, onde se cansou rápido durante o combate. Independente disso, o lutador é muito perigoso e talentoso. Tem no jiu-jitsu sua principal alternativa durantes os combates. Tem bom wrestling e um kickboxing interessante. Seu ponto fraco é não ter um queixo muito confiável. Já sofreu um acidente de moto que quase perdeu a carreira e a vida, entrou em depressão, mas recuperou-se e pode se igualar a Randy Couture em ganhar o cinturão dos pesados em três oportunidades. Tem 16-5 no cartel. Mir terá que colar em Cigano para poder quedá-lo e usar seu jiu-jitsu, mas para isso terá que entrar no raio de ação de Cigano e tentar aguentar seus punhos fortes. Cigano irá se manter em pé e usar sua inteligência para nocautear Mir. Aposta: Cigano por nocaute.
Escrito por Fábio Sampaio, exclusivo para o Brazuka Sports, por favor respeite os créditos!!!
0 comentários:
Postar um comentário